Como utilizar uma carta de crédito?

Com uma mistura de poupança e investimento o consórcio é ideal para quem procura parcelas mensais baixas e pode esperar para obter seu bem ou serviço. Assim, se você quer saber como utilizar uma carta de crédito, então venha conhecer as maneiras de como ela pode ser utilizada na realização do seu sonho.

Como utilizar uma carta de crédito? Foto: reprodução Getty imagens

Como é feito o pagamento com a carta de crédito?

A carta de crédito opera diferente de uma compra á vista ou parcelada, pois para que ela realmente tenha valor é necessário que todas as etapas do processo funcionem:

Valor descrito

A carta de crédito funciona somente se seu valor estiver definido. Antes de iniciar o processo do consórcio, o interessado deve definir qual valor ele necessita e quanto ele pode pagar mensalmente.

Não é necessário comprovar renda no ato da contratação do consórcio. Assim, para evitar o comprometimento de sua renda é necessário que 30% da renda mensal não seja comprometida.

Como utilizar uma carta de crédito?

Contrato de consórcio. Foto: reprodução Getty imagens

Antes da contemplação é possível modificar o valor do consórcio que está em andamento. Assim, é possível aumentar ou diminuir o valor das parcelas.

Contemplação

A carta de crédito só é valida para utilização quando está contemplada. Desse modo, é necessário que duas opções ocorram: vencer o lance mensal ou ser sorteado.

O sorteio pode acontecer pode ocorrer no primeiro ou no último mês do consórcio, já no caso do lance mensal é possível adquirir a contemplação mais rapidamente.

Contemplação com carta de crédito. Foto: reprodução Getty imagens

Para conseguir realizar os lances o interessado deve conferir junto a administradora as opções. O ideal é que a quantia seja um valor considerável.

Aquisição indireta

O dinheiro não é depositado em sua conta após a contemplação. Desse modo, para realizar a compra do bem desejado o contemplado deve utilizar a carta de crédito fornecida pela administradora.

No caso de consórcios imobiliários, o valor só pode ser utilizado para comprar bens relacionados ao imóvel , não podendo utilizar o crédito para outros bens distintos. Isso ocorre em todos os consórcios e assim o contemplado deve manter o foco do crédito para o bem pretendido inicialmente.

Pagamento

Com risco mínimo para quem vende, devido o pagamento integral e vivo, o que pode ser um uso muito melhor para carta de crédito, podendo até utilizar o valor para pagar taxas referentes ao bem.

como utilizar uma carta de crédito

O pagamento do consórcio deve ocorrer em dia de acordo com as normas do contrato. Foto: reprodução Getty Imagens

Onde posso utilizar uma carta de crédito?

Se você quer entrar em um consórcio e deseja saber como pode utilizar sua carta de crédito então deve saber qual consórcio entrar para comprar especificamente o que deseja.

Imóvel

No consórcio imobiliário você tem a chance de ter a primeira chave da sua casa ou apartamento novo. Com a carta de crédito, você consegue optar por um imóvel de acordo com o valor do investimento, podendo ser novo, usado ou um terreno, e pagar o valor total sem financiamento.

O Consórcio de imóvel é um dos planos de carta de crédito. Foto: reprodução Getty Imagens

Mas, também é possível aproveitar o imóvel como investimento e obter uma renda com aluguel.

Veículo

O consórcio veicular pode ser feito como uma boa alternativa, pois permitirá que você compre em uma concessionaria autorizada de acordo com o modelo que desejar.

Consórcio veicular é uma das opções para utilizar a carta de crédito. Foto: reprodução Getty Imagens

Caso o valor seja ultrapassado no ato da compra você pode completar o valor. Se houver sobras do valor você pode utilizar nas despesas do veículo, como seguro, emplacamento ou IPVA.

Dívidas

Você pode utiliza-la para promover uma reserva para pagamento de dívidas que estão comprometendo seu orçamento.

Como utilizar uma carta de crédito? Foto: reprodução Getty imagens

Resgate do valor

Caso seja contemplado em um consórcio, o beneficiário não recebe o valor diretamente, mas sim a carta de crédito. É possível resgatar o valor em dinheiro, mas é preciso seguir algumas normas.

Desse modo, para ocorrer o resgate o contemplado deve esperar 6 meses após a contemplação. Ao receber o valor deverá pagar o restante das parcelas que estão em aberto no consórcio. Assim ,caso o resgate seja feito no final do consórcio o tempo de espera diminui para 60 dias.

Venda da carta de crédito

É possível vender a carta de crédito para terceiros, mas nesse caso a transferência deve ser autorizada pela administradora desde a assinatura do contrato. De acordo com as normas da administradora, a carta de crédito contemplada poderá ser transferida sem problemas.

Transferência de carta de crédito contemplada de acordo com as normas. Foto: reprodução Getty Imagens

É importante se atentar ao fato de que é necessário continuar o pagamento mensal do consórcio. A venda da carta de crédito não é proibida e muitos investidores utilizam desta modalidade como aplicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *